segunda-feira, 5 de outubro de 2009

E- lixo e Metareciclagem



A questão do lixo eletronico é complicada demais,pois estamos vivendo a plena era dos aparelhos tecnológicos com versões cada vez mais rapidas e com o tempo de vida cada vez mais infimo.As pessoas estão utilizando este produtos sem nnhuma responsabilidade ou consciência do impacto das mesmas,motivadas pelo consumismo e pela "moda do novo" compram e compram sem parar,mas quando o aparelho perde sua validade ou tempo de vida o que acontece é um acumulo de lixo eletronico extremamente perigoso tanto a saúde do homem como a saúde da natureza.
A geração deste tipo de lixo libera muitos residuos e gases tóxicos,sem falar do espaço enorme perdido para guardar todo esse material,dentre outros problemas.
Por isso estou colocando um artigo bem legal(com os devidos creditos) sobre onde podemos enviar os materias eletronicos com segurança e de como podemos reciclalos ou melhor efetuar a metareciclagem,que eu acredito ser uma excelente forma de rever este assunto com responsabilidadde.

Saiba para onde enviar PCs e celulares antigos e preserve o ambiente

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia

Encontrar um lugar que receba e trate o lixo eletrônico adequadamente não é tarefa fácil para o usuário brasileiro de informática. O número de estabelecimentos que recebe equipamentos usados não cresce na mesma proporção que o aumento das vendas de PCs. Resultado: é preciso pesquisar muito para encontrar um novo dono para o velho companheiro.
Um dos motivos para essa escassez é que, por enquanto, não existem leis que direcionem como e onde deve ser feito o descarte.
A única que está em vigor estabelece que os fabricantes de pilhas e baterias devem se responsabilizar pela reciclagem desses itens.

Outras iniciativas, como o projeto para a proibição da venda de pilhas não-recarregáveis no Brasil e novas regras para o descarte de lixo eletrônico ainda são discutidas por deputados e senadores.

Enquanto essas leis ainda não saem do papel, o jeito é escolher entre a doação para entidades carentes, a devolução para o fabricante ou a venda para empresas de reciclagem.


Um dos principais problemas do descarte do lixo eletrônico vem de paises ricos. Ativistas estimam que 75% do e-lixo enviado a paises pobres pelas nações desenvolvidas - sob o título de 'mercadorias recondicionadas'- são inaproveitáveis e perigosos. Paises africanos são os principais destinos dessa mercadoria.
O DESTINO DO E-LIXO

Se você optar por essa última opção, certifique-se que a empresa possui certificado de destruição e políticas de descarte que não agridam a natureza.

Confira abaixo, algumas empresas e entidades assistenciais que recebem o seu equipamento velho:

Entidades assistenciais e ONGs

Agente Cidadão
Antes de serem doados para instituições, os computadores são reparados. O doador recebe uma carta informando para qual instituição o PC foi encaminhado.
Mais informações em: http://www.agentecidadao.org.br

Associação Brasileira de Redistribuição de Excedentes
A associação recebe vários itens, inclusive computadores, que são doados para instituições cadastradas na entidade
Mais informações em: http://www.abre-excedente.org.br

Casas André Luiz
Para doar, é preciso preencher um formulário no site da instituição ou ligar para agendar a retirada do equipamento.
Mais informações em: http://www.andreluiz.org.br

Comitê para a democratização da Informática (CDI)
A ONG está presente em diversas cidades do país. É possível agendar a retirada de computadores na própria residência do doador.
Mais informações em: www.cdi.org.br

Museu do Computador
Localizado na capital paulista, o Museu do Computador recebe doações de todos os equipamentos que relacionados ao computador, além de telefones, máquinas de calcular, máquinas de escrever, video games, impressoras de todos os tipos e peças de computadores como teclado, monitores, mouse e fontes (mesmo sem funcionar).
Mais informações em: http://www.museudocomputador.com.br/doar.php

Empresas

Hewlett-Packard (HP)
É possível solicitar o descarte de baterias pela Internet ou entregá-las diretamente na rede de assistências técnicas da empresa, espalhadas por todo o Brasil
Mais informações em: http://www.hp.com/latam/br/baterias/index.html

Canon
Possui um programa de reaproveitamento de impressoras e de reciclagem de resíduos sólidos. A empresa realiza a coleta de equipamentos pelas redes de assistência técnica.
Mais informações em: http://www.canon.com.br

Dell
A Dell oferece reciclagem grátis de todos os produtos da empresa, incluindo notebooks, PCs, monitores e impressoras. O cliente deve entrar no site da empresa para especificar o produto e agendar a retirada.
Mais informações em: http://support.dell.com

Kodak
Apenas as câmeras descartáveis da empresa entram no programa de reciclagem. No Brasil, o cliente que desejar fazer a entrega do equipamento, deve entrar ligar para o número (11) 3748-6000 para obter mais informações.

Motorola
Usuários podem entregar celulares, acessórios e baterias em qualquer um dos serviços autorizados Motorola. Em cidades sem assistência técnica, os usuários podem fazer a entrega pelo site, através do programa EcoMoto.
Mais informações em: http://www.motorola-rm.com

Nokia
A empresa oferece um programa de reciclagem de baterias. Para entregar a ua, vá em qualquer uma das Assistências Técnicas Autorizadas da Nokia.
Mais informações em: http://www.nokia.com.br/A4524104

Vida nova ao PC

Agora, se para você, que já passou noites e noites se divertindo com jogos, batendo papo com os amigos virtuais ou tentando desvendar porque aquele programa não roda, se desfazer do velho computador não deve ser uma tarefa fácil. Ele já virou praticamente "alguém da família".

Para mantê-lo por perto e funcionando (ou pelo menos uma parte dele), existe uma série de novas funções que podem ser desempenhadas pelo PC com a mesma eficiência de quando ele era "jovem". Confira algumas dicas:

Firewall - Como o PC não suporta mais tanta informação, um dos melhores caminhos é transformá-lo em um computador dedicado a rodar apenas uma só tarefa. Assim, ele não ficará tão sobrecarregado.


O que acha de transformar as peças do computador em "obras de arte"?
O blog Techlicious.tv listou algumas criações que podem servir de inspiração. Na lista, o PC vira churrasqueira e as teclas, um bonito vaso.
ARTE NO PC

Por exemplo, transformá-lo em um firewall - para filtrar tudo o que entra e sai do seu novo computador protegendo-o assim de ataques. Existem vários softwares na Internet que dão conta do recado. Para essa função é preciso que o computador tenha, no mínimo, 64MB de RAM.

Servidor de impressão - Para quem trabalha em rede, o que acha de transformar o "velho amigo" em um servidor de impressão? Comece conectando uma impressora a ele e a compartilhe com diversos computadores em rede.

Backup - Sem grana para um HD externo? Se o seu computador não é lá tão velhinho assim, você pode aproveitá-lo para fazer backup de seus arquivos (músicas, filmes ou documentos). Ligado em rede, é possível acessar suas músicas, por exemplo, enquanto executa uma tarefa no novo PC.

Servidor Web - Instalando um servidor Web ou de FTP no PC, é possível rodar aplicações em PHP, MySQL,por exemplo, e fazer testes de sites.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Fernanda,
teu blog está bem diversificado, em temas e em formato. Tem reflexões bastante interessantes, mas senti falta dos comentários dos colegas. Pense sobre os possíveis motivos de a galera não estar dialogando contigo.
Também, quando colocar um vídeo ou um link para um vídeo, nunca faça isso apenas na postagem - sempre deixe um comentário teu, para dizer sobre os motivos de estar trazendo isso para o blog. Mais, quando quiser fazer referência a outro texto, não copie o texto no teu blog, coloque o link para ele.
Essas medidas deixam o blog mais leve e mais atrativo.
abraço

Seguidores